top of page
Foto do escritorRodrigo Higa

ENCONTRE O CONFORTÁVEL NO DESCONFORTÁVEL

Pode ser que você já se arrepie todo só de pensar: uma banheira com água e gelo, em temperatura aproximada entre 10°C e 20°C), onde você entra de corpo todo, até o pescoço...

Consegue imaginar?

A imersão na banheira de gelo, também conhecida como “banho de gelo” ou “crioimersão”, ficou mais conhecida a partir dos atletas de alta performance e largamente utilizada pelos jogadores de futebol. Isso porque um dos seus benefícios é a rápida recuperação muscular e a redução de inflamações. A exposição a água gelada provoca vasoconstrição, ajudando a reduzir a inflamação, além do poder analgésico temporário, potencializando a recuperação de lesões.

Os estímulos físicos pelos quais o corpo passa durante a exposição ao gelo também provoca alterações biológicas através de mudanças na produção de hormônios, mudando de forma perceptível nosso estado mental.

A imersão no gelo pode estimular o sistema nervoso parassimpático, que é responsável por relaxar o corpo após períodos de estresse (e esse estresse ser físico, por uma atividade física, por exemplo, ou emocional). A exposição ao frio ativa uma resposta fisiológica que ajuda a regular a produção de cortisol (o “hormônio do estresse”), promovendo uma sensação de calma e alívio. Com essas percepções, há um convite para estar no momento presente (encontrar o conforto no desconforto), o que potencializa o foco e a clareza mental; ao longo da prática, contribui para uma melhor produtividade, desempenho cognitivo e qualidade do sono (relaxamento profundo percebido quando o corpo retorna a temperatura normal). Algumas pessoas ainda relatam que a experiência influencia positivamente o humor e diminuir os sintomas de depressão, devido ao impacto no sistema nervoso central e à liberação de endorfinas (neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem-estar).

Por fim, as sensações memoráveis da superação e resiliência mental são os maiores relatos das pessoas que passaram pela experiência na banheira de gelo. Essa prática ensina o corpo e a mente a lidar com o desconforto e a superar situações adversas (como estar exposto a águas extremamente frias); essa superação aumenta a autoestima e a confiança em si mesmo. Todas essas percepções criam novas conexões neurais, registrando novas formas de lidar com desafios, novos trilhos de possibilidades e capacidades que podem ser replicadas em todas as áreas da vida.

Então, a experiência na banheira de gelo vai muito além do que podemos imaginar (se pensarmos que cada um de nós tem seus desafios, sua história, seus traumas, seus medos), pois cada um pode compreender essa superação e os seus estímulos de formas particulares e ainda mais impactantes do que as já descritas aqui. Benefícios físicos, mentais, emocionais, em uma experiência desafiadora, mas que vale cada minuto de superação.

E nós aqui, da EhLeve, estamos levando esses benefícios para dentro das nossas práticas: no Retiro Ikigai, com o objetivo de, após a compreensão e sensação do seu propósito de vida, provocar todos os estímulos da imersão no gelo, potencializando a consciência e expandindo novas percepções.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page